SOA

A arquitetura de gestão SOA (Service Oriented Architecture), ou seja, arquitetura orientada a serviços surgiu com a necessidade da área de tecnologia em melhorar o relacionamento entre as áreas de tecnologia e negócios.

Criada com enfoque em serviços, esta metodologia define uma metodologia de serviços produtiva dependendo fortemente do fator pessoas exigindo uma forte evolução organizacional, analisando o potencial, desejos e objetivos de cada individuo dentro de uma organização.

O maior desafio de se utilizar o SOA como gestor de serviços, é aderir radicalmente a gestão de mudanças, onde as pessoas devem ser aderentes a organização e as pessoas envolvidas na mesma.

SOA está dividido entre serviços, orquestração, stateless, provedor, consumidor, descoberta e Binding.

Com o decorrer do tempo, muitos aplicativos de software foram escritos contemplando arquitetura SOA e segundo instituto Gartner, o SOA estará presente em metade dos aplicativos de missão critica e processo de negócios construídos em 2007.

O que leva a migrar para o SOA é a reutilização de serviços de negócio. Os programadores dentro e fora da organização (particularmente em parceiros de negócio) podem alavancar o código desenvolvido pelas aplicações existentes, expondo-o como um Web Service e podem reutilizá-lo para satisfazer novos requisitos de negócio. A reutilização de funcionalidades que já existem na própria organização ou no exterior, pode resultar na redução significativa do esforço de desenvolvimento aplicacional e portanto dos custos. Os benefícios de reutilização crescem dramaticamente à medida que mais serviços de negócio são construídos e incorporados nas diferentes aplicações.

Para maiores informações sobre soa acesse www.soa.org

Entre em contato

TELEFONE :

+55 (11) 5549-7321

ESCRITÓRIOS :

São Paulo-SP Brasil
Campinas-SP Brasil
Lima-PE Peru
Santiago-CL Chile