ITIL

ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é o modelo de referência para gerenciamento de processos de TI .

Esta metodologia foi criada pela secretaria de comércio (Office of Government Commerce, OGC) do governo Inglês, a partir de pesquisas realizadas por Consultores, Especialistas e Doutores, para desenvolver as melhores práticas para a gestão da área de TI nas empresas privadas e públicas, se tornando a norma BS-15000, sendo esta um anexo da ISO 9000/2000.

Focado em descrever os processos necessário para o gerenciamento de infra-estrutura de TI, proporciona um melhor gerenciamento de serviços entre clientes internos e externos.

Sendo um modelo aberto e flexível e não proprietário, o ITIL tem como característica básica relacionar a descrição do ambiente de TI da organização, a descrição de como os serviços se relacionam e a documentação utilizada como guia na implementação destes serviços.

O ITIL não é uma metodologia por ser aberto e adaptável a qualquer pratica dependendo apenas do contexto de cada empresa, podendo ser implementado por qualquer organização, independente do porte ou da área de atuação e seu objetivo maior é a melhoria da qualidade dos serviços prestados.

Dentre os processo focados pelo ITIL podemos citar serviços de HelpDesk, gerenciamento de incidentes, gerenciamento de capacidade, gerenciamento de continuidade, gerenciamento de problemas, gerenciamento de escolha, gerenciamento de configuração, gerenciamento de versão e até mesmo gerenciamento financeiro voltado aos serviços de TI.

A biblioteca de infra-estrutura está em sua segunda versão, o ITIL 3.0 .

Para obter mais informações sobre ITIL, pode-se acessarhttp://www.serpro.gov.br/publicacao/tematec/tematec/2004/ttec72

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