WMS é com a MHA

O WMS (Warehouse Management System) arMHAzena®, a aplicação totalmente web da MHA, foi especialmente projetado para atender a todas as operações da cadeia logística. Desenvolvido e mantido pela MHA, é muito mais que uma excelente ferramenta de gerenciamento de estoques (WMS): é uma ferramenta gestora da cadeia de suprimentos (supply chain) como um todo. Além disso, é um produto 100% web desde 2006, inteiramente pensado dentro do conceito de nuvem (cloud computing), o que facilita a implementação e a utilização do sistema, com grande redução de custo de projeto e manutenção.

Agiliza a gestão do gerenciamento de estoque

Ferramenta não customizável, e sim parametrizável, o WMS arMHAzena® é capaz de gerenciar vários sites simultaneamente e de lugares remotos, utilizando um único servidor e banco de dados. Facilita e agiliza a gestão de toda a cadeia de suprimentos, especialmente no gerenciamento de estoques e na rastreabilidade de processos. Implementável em módulos, proporciona escalabilidade vertical de crescimento, garantindo o rápido retorno do seu investimento.

  • Multicompanhia, multiplanta, multiarmazém
  • Sistema totalmente parametrizável e configurável
  • Rastreabilidade total da operação
  • Abundância de regras configuráveis pelo usuário administrador
  • Inventário por trilhas de auditoria, cíclico, rotativo, contagem e acerto
  • Geração de tarefas dinâmicas
  • Convocação ativa para todos os processos do WMS
  • Visão operacional totalmente integrada
  • Cubo estrutural BI, ferramenta de análise gerencial
  • Controle de lote, embalagem, documentos, número de série
  • Gestão de portaria
  • Gestão de agendamento
  • Gerenciamento de doca
  • Gestão de informação por regra de aprovação (workflow)
  • Regionalização de estoque
  • Geração de relatórios, e-mails e gráficos para clientes e usuários
  • Gestão do estoque em tempo real
  • Controle por código de barras
  • Controle por RFID
  • Separação por voz (voice picking).
  • Gestão de conhecimento de transporte, CT-e
  • Interface com NF-e, emissão de nota fiscal eletrônica
  • Gestão de terceiros (estoque, abastecimento, ressuprimento)
  • Gestão de entrega
  • Gestão de abastecimento
  • Gestão de e-commerce
  • Gestão da força de trabalho (labor management)
  • Portaria
  • Agendamento
  • Recebimento
  • Gestão de PBL
  • Cross-docking
  • Identificação
  • Armazenagem
  • Movimentação
  • Inventário
  • Picking / packing
  • Voice picking
  • Separação
  • Conferência
  • Ressuprimento
  • Apontamento de produção
  • Workflow, aprovação
  • Gestão de supply
  • Expedição
  • Consultas / relatórios
  • Auditoria
  • Controle de entrega
  • Gerenciamento estrutural
  • Radiofrequência / Esteiras e transelevadores
  • Gestão de transporte (Conhecimento Transporte, CT-e, CTRC,…) TMS
  • Mapeamento e desenho em 3D das estruturas e locais de armazenagem
  • Cálculo do DRE
  • BI com extração de dados analíticos da operação
  • Interface SEFAZ NF-e
  • Controle de portaria e docas no recebimento
  • Gestão de agendamentos de entrega ou coleta
  • Emissão de etiquetas de identificação dos produtos
  • Escolha do endereço pelo sistema
  • Confirmação do armazenamento dos produtos
  • Cross-docking
  • Remanejamento de produtos
  • Ressuprimento de endereços de picking
  • Ressuprimento de compras e reposição na cadeia de suprimentos
  • Rastreabilidade de estoque por saldo, reposição, reserva em toda a cadeia de suprimentos
  • Consulta de localizações e saldos
  • Controle de validade (shelf life)
  • Controle de prazos (FIFO / FEFO / LIFO)
  • Controle de lotes para rastreabilidade
  • Reservas de produtos para pedidos
  • Separação inteligente e com opção de utilizar módulo de voz
  • Saída de produtos / Conferência e expedição
  • Carregamento
  • Convocação ativa
  • Montagem de kits
  • Rastreabilidade dos produtos estocados
  • Endereçamento dos produtos (otimização do espaço e handling)
  • Informação de todo o processo em tempo real
  • Rapidez e confiabilidade nos dados coletados automaticamente
  • Redução de erros na operação, contagem de estoque (inventário) e digitação dos dados
  • Visualização dos processos internos
  • Gerenciamento de produtividade: relatórios
  • Unitização de cargas
  • Aproveitamento da 3ª dimensão
  • Estruturas dinâmicas de armazenamento
  • Interface com equipamentos de movimentação
  • Automação de esteiras, balanças, coletores de dados, equipamento de voz, impressoras, antenas e leitores RFID
  • Interface com SEFAZ, geração e validação de NF-e e CT-e transporte
  • KPI de produtividade

WMS arMHAzena®, uma solução completa

Projetado com o auxílio do que há de melhor em engenharia de software, e escrito integralmente com recurso a metodologias de desenvolvimento e construção de sistemas, a vasta inteligência codificada do arMHAzena® faz dele uma formidável ferramenta tecnológica quando o assunto é gestão de estoques de qualquer tipo: fabril, de atacado, de varejo, armazém geral, operador logístico, do setor de saúde, agronegócio, transportadoras etc.

Extremamente flexível, o arMHAzena® possui parâmetros configuráveis que podem ser gerenciados pelo próprio administrador do sistema, sem a ajuda de técnicos ou programadores. Com esses parâmetros, é possível controlar facilmente alterações de operação, criar novos endereços de estoque, alterar estruturas de armazenagem, bem como gerenciar fluxo de separação, forma de expedição, conferência e relatórios, apenas para mencionar algumas das funcionalidades abertas à configuração.

Além disso, por se tratar de um sistema inteiramente web, o arMHAzena® possibilita que o gerenciamento de estoque seja feito à distância, bastando para isso ter acesso à internet. Dessa maneira, quaisquer informações de operação e de estoque podem ser fornecidas por você a seus clientes e fornecedores, sempre que julgar conveniente e com muita praticidade, em qualquer momento e em qualquer lugar.

Por que contratar a MHA?

A MHA conta com a sólida experiência de mais de 18 anos na área de logística, sempre desenvolvendo e implementando WMS e sistemas de gerenciamento para cadeia de suprimentos. É líder em número de sites ativos gerenciados no Brasil, graças ao vasto conhecimento que acumulou, ao longo dos anos, na elaboração e execução de projetos voltados à logística. A equipe de consultores da MHA, altamente qualificada e experiente, vai sem dúvida fazer a diferença junto à equipe da sua empresa.

Verticais de Atuação

null

null

null

null

null

null

Regras Por Vertical de Atuação

null

WMS arMHAzena® para a área de saúde

Largamente utilizado por empresas da área de saúde, tais como hospitais, clínicas de atendimento, distribuidores de medicamentos e insumos diversos, o arMHAzena® se destaca nessa área pela flexibilidade e abrangência com que é capaz de gerenciar, não só o estoque propriamente dito, como também todo o abastecimento da cadeia de suprimentos, assegurando em toda a sua extensão a rastreabilidade de itens e processos.

Entre os recursos do arMHAzena® especialmente voltados à área de saúde, podemos destacar:

  • Controle de medicamentos por serialização
  • Controle de medicamentos por randomização
  • Controle de itens hospitalares
  • Controle de placebos
  • Gestão da dispensação de medicamentos
  • Gestão de ressuprimento de toda a cadeia de consumo
  • Requisições online
  • Rastreabilidade de medicamentos classificados
  • Fluxo de aprovação conforme as requisições
  • Interface direta com SGH
  • Interface de reposição automática entre estoques
  • Controle e gestão de receitas de atendimento
  • Operação de logística reversa
  • Controle de itens por lote
null

WMS arMHAzena® para o setor atacadista

A MHA conhece muito bem as características especiais e as demandas do setor atacadista, em que o grande volume de compra e venda, bem como o volume do estoque e sua velocidade de giro, torna os processos de gestão de estoque do atacadista, até certo ponto, muito semelhantes aos de outros setores, como o supermercadista e o próprio varejo, por exemplo. Contudo, a operação atacadista requer do sistema de gestão de estoque um tratamento diferenciado. É preciso separar itens com códigos similares, ou mesmo iguais, mas de fabricantes diferentes, e o sistema gestor precisa estar focado principalmente nas entradas, nas saídas e no alto volume de separação de fracionados.

Com o arMHAzena®, você que é atacadista pode interligar o ERP de sua empresa com a gestão de pedidos e a reposição automática do estoque, bem como gerenciar entregas parciais junto ao fornecedor, e disponibilizar ao cliente final a posição de estoque; pode também acolher os pedidos com validação de reserva de estoque, com vínculo ao ERP, para aprovação de crédito e separação dos itens; pode ainda controlar a abertura e o fechamento de pedidos pelo WMS, através da central de call center e do atendimento às vendas online.

Entre as muitas particularidades do WMS arMHAzena® voltadas para o setor atacadista, podemos mencionar:

  • Gestão de múltiplos itens com mesmo código
  • Gestão de itens similares com estruturas de armazenagem diferentes
  • Gestão de pedidos junto ao fornecedor
  • Gestão de abastecimento por compras
  • Gestão de montagem de kits
  • Gestão de expedição por rota de entrega
  • Gestão de agendamento de entregas e coletas
  • Pedidos online através da web, ligados diretamente à área de aprovação e estoque
  • Separação de pedidos ligada ao call center da empresa, com abertura e fechamento de pedidos
  • Conferência personalizada por itens fracionados em grande volume
  • Junção de pedidos por regionalização de endereçamento
null

WMS arMHAzena® para a área de varejo

O varejo é uma área com características especiais, em que a necessidade de agilidade no abastecimento e de eficiência na gestão de um alto volume de estoque exige uma operação logística mais completa, voltada não só ao controle do estoque, mas também à gestão da supply chain (cadeia de suprimentos).

As parametrizações facilmente configuráveis do WMS arMHAzena® segundo as regras do varejo possibilitam que o sistema se adapte continuamente à evolução logística da área, que muda constantemente, segundo fatores como o alto ou baixo consumo, expansão de redes de atendimento ou necessidade da gestão de novos itens de abastecimento a cada mês.

Implementando o arMHAzena® em seu negócio, você que é varejista consegue administrar facilmente a gestão logística de toda a cadeia de abastecimento, controlando centros de distribuição, estoque em poder de terceiros e abastecimento de lojas ou filiais; consegue ainda gerenciar o transporte na entrega ou coleta, bem como requisições e aprovações online, e ainda tem visão panorâmica e em tempo real dos níveis de estoque e reposição, além de toda a operação de e-commerce dentro do estoque.

Entre as muitas vantagens do arMHAzena® para a área de varejo, podemos citar:

  • Gestão de múltiplos estoques
  • Gestão de estoque em poder de terceiros
  • Gestão na cadeia de abastecimento
  • Gestão de itens secos, resfriados, congelados, FLV
  • Gestão de transporte
  • Gestão de custo por contrato logístico
  • Gestão de avarias
  • Operação de logística reversa
  • Gestão do estoque de e-commerce
  • Gestão do estoque de filiais ou lojas franqueadas
  • Controle de kits e itens promocionais
  • Controle de itens por grade
  • Gestão de abastecimento por demanda
  • Gestão de itens por coleção
  • Controle de itens por serial ou lote
  • Gestão de itens por RFID
null

WMS arMHAzena® para operadores logísticos/prestadores de serviço

Para atender especialmente à necessidades e demandas do setor de operações logísticas, com todas as complexas questões relacionadas à prestação de serviço, que o caracterizam, a MHA fez do produto arMHAzena® uma ferramenta inteligente e flexível, capaz de atender a todas as regras requeridas pelo setor.

Ajustando-se a cada tipo de contrato firmado pelo operador logístico junto a seu cliente, o arMHAzena® possibilita:

  • Controle de operação por cliente
  • Controle de depósito em poder de terceiros
  • Regras de cobrança vinculada a contrato
  • Regras de prestação de serviço por cliente
  • Regras de transformação em poder de terceiros
  • Regras de controle por perecíveis (incluindo congelados e resfriados)
  • Regras de controle de medicamentos
  • Controle de transporte, coleta e entrega
  • Geração e controle da NF-e
  • Integração direta junto à SEFAZ
  • Gestão de cobrança por regra de contrato.
null

WMS arMHAzena® para Construtoras

O arMHAzena® é capaz de operar a gestão dos inúmeros itens que entram nas diversas fases de uma obra, além de fazer o controle do almoxarifado de sustentação da obra.

Com o sistema de gestão de estoque do arMHAzena®, o usuário pode controlar os metros cúbicos (m3) de cimento, pedra e areia utilizados; a transformação em concreto ou mesmo o concreto pronto utilizado na obra; a quantidade de aço, ferro, parafusos, formas, itens de segurança e todos os equipamentos utilizados na construção civil. Dessa maneira, o arMHAzena® disponibiliza ao gestor da obra toda a rastreabilidade dos itens consumidos por área, pavimento, usuário ou empresa terceirizada, bem como os custos de cada processo da obra por gerenciamento de consumo, utilizando centro de custo.

Além do controle dos itens de estoque, cuja rastreabilidade o arMHAzena® pode realizar, o sistema também disponibiliza o gerenciamento e controle da produtividade conforme a mão de obra utilizada, tanto a mão de obra interna quantoa a de uma empresa terceirizada contratada. Todos os processos são cadastrados e gerenciados com o objetivo de controlar a produtividade de cada empresa ou prestador de serviço dentro da obra, assim como o custo real realizado por hora de serviço e/ou maquinários envolvidos no processo apontado.

O arMHAzena® consegue detalhar, seja por centro de custo, seja por unidade de edificação ou área de uma obra, todos os itens de estoque e equipamentos utilizados por seus profissionais, calculando os custos de cada processo executado.

Entre as facilidades que o WMS arMHAzena® oferece à área de construção civil, podemos destacar:

  • Gestão de estoque de itens da construção civil
  • Gestão de almoxarifado
  • Controle de consumo por centro de custo
  • Controle de consumo por edificação e pavimento
  • Gestão de terceiros envolvidos na obra
  • Gestão de equipamentos utilizados na obra
  • Controle de produtividade por recurso
  • Controle de custo por atividade executada
  • Regras de workflow em aprovação de solicitações
  • Gestão de solicitação de consumo por centro de custo
null

WMS arMHAzena® para o agronegócio

O WMS arMHAzena® é uma ferramenta particularmente útil no setor de agronegócio. Seja pelo gerenciamento do estoque de grãos, fertilizantes ou agroquímicos, seja pelo controle do maquinário agrícola, do estoque de peças ou de produtos veterinários, o certo é que com o arMHAzena® grandes produtores e cooperativas logo sentem a diferença na redução de gastos e no aumento da produtividade, resultados da melhor organização da cadeia de abastecimento.

Quando se trata de estocar grãos, o arMHAzena® faz o controle por metro cúbico (m3), por peso ou conversão de peso para sacas armazenadas. Se o armazenamento é a granel e dentro de silos de armazenagem, o arMHAzena® se comunica com as controladoras de peso do silo e realiza a conversão de medida do grão estocado, de peso para saca de consumo, o que dá ao produtor a visão real da quantidade de grão em sacos, ainda dentro do silo de armazenagem.

Já na gestão de produtos como fertilizantes e agroquímicos, bem como inseticidas e venenos diversos, o arMHAzena® possibilita a rastreabilidade do lote e da validade de cada item, e organiza a logística reversa dos frascos, com controle rigoroso dos lotes para destruição. Aliás, no aspecto geral da shelf life, o arMHAzena® proporciona rastreabilidade completa, desde o fabricante até a logística reversa da embalagem.

Para os processos do centro de distribuição ou estoque de peças e máquinas agrícolas, o arMHAzena® utiliza as mesmas regras voltadas ao distribuidor atacadista, mas com particularidades na montagem e desmontagem de máquinas e consumo de peças, assim como na montagem de kits e controle de SKUs (stock keeping units) por pack.

Por fim, na área de farmácia e estoque de produtos veterinários, o arMHAzena®, além de focar os lotes e validades, mantém a rastreabilidade dos produtos desde o fabricante até o cliente final. Dessa maneira, o gestor de estoque pode rastrear com exatidão o medicamento até o consumo final, sabendo mesmo em que animal foi ministrado, e qual a dose aplicada, por exemplo.

Entre as particularidades do arMHAzena® voltadas para o agronegócio, podemos citar:

  • Gestão de grãos e armazenagem em silos
  • Controle de grãos por peso, saca e metro cúbico (m3)
  • Gestão de fertilizantes, agroquímicos e inseticidas
  • Gestão de peças de reposição e maquinário agrícola
  • Gestão de medicamentos e produto veterinário
  • Gestão de estoque de sementes
null

WMS arMHAzena® para os setores manufatureiro e fabril

Visando auxiliar as empresas que fabricam, realizam montagem e desmontagem de produtos ou prestam serviços de acabamento, o WMS arMHAzena® não só opera a gestão dos estoques, como também controla a linha de produção em sua totalidade, isto é, desde a matéria-prima até o apontamento da ordem de produção, passando pelo abastecimento da linha de produção.

O arMHAzena® garante a rastreabilidade dos lotes utilizados, registrando validade, fornecedor (conforme o tipo de matéria-prima), retorno ao estoque da sobra das linhas de produção, movimentação de matéria-prima de linha para linha e comunicação com a ordem de produção, repassando ao usuário as informações dos lotes e itens consumidos.

Além disso tudo, o arMHAzena® possui, dentro da cadeia produtiva,  características especiais para controle da área de premix, abrangendo linha de produção para montagem de kits, gestão do consumo do estoque de insumos e rastreabilidade dos itens consumidos dentro da montagem do premix.

Ao final da linha de produção, o arMHAzena® realiza todo o apontamento dos itens fabricados e atualiza o MRP ou ERP quanto aos itens produzidos em cada linha, realizando a baixa da ordem de produção automaticamente, e fazendo constar, é claro, toda a identificação dos itens e suas embalagens.

Quanto à gestão dos itens de produto acabado dentro do estoque, ela passa a ser tratada como uma gestão de estoque padrão, com recebimento, armazenagem, inventários, separação, conferência e expedição. As regras de configuração de cada processo, contudo, são determinadas sempre de acordo com a necessidade logística de cada cliente.

Para a configuração do arMHAzena® em empresa fabril, podemos destacar os processos abaixo:

  • Gestão de todo o estoque de matéria-prima
  • Controle por produção e rastreabilidade da área de premix
  • Controle e captura automática de peso em balanças
  • Gestão da qualidade e bloqueios de itens por qualidade
  • Abastecimento e rastreabilidade na linha de produção
  • Apontamento e baixa da ordem de produção
  • Identificação dos itens e embalagens no apontamento da produção
  • Gestão do estoque de produto acabado
  • Gestão na logística de entrega do produto acabado
  • Gestão de terceiros no gerenciamento de produto acabado
null

WMS arMHAzena® para transportadoras

Com a evolução da logística dentro da área de transportes, muitas transportadoras deixaram de realizar apenas o inbound e o outbound (coleta e entrega), passando a administrar também o estoque de seus clientes, como prestadoras de serviço na área de armazenagem e distribuição.

O WMS arMHAzena®, por sua vez, já nasceu gerenciando a logística de transporte, cuidando da rastreabilidade da coleta, entrega, gestão de conhecimento e frete. Dessa maneira, agregou à área de transportadoras as regras já utilizadas em operações logísticas voltadas à prestação de serviço (operadores logísticos). O resultado foi que as transportadoras que já utilizavam o arMHAzena® na gestão de conhecimento e fretes passaram a ter disponíveis no mesmo produto todas as regras de operador logístico, e passaram a atender a uma gama maior de atividades, agregando serviços à operação através da gestão do sistema.

As transportadoras que usam o arMHAzena® na gestão logística possuem o benefício de poder contar com as regras de supply chain (cadeia de suprimentos) já embutidas no sistema. Com essas regras, além de gerenciar todo o estoque de maneira fina e detalhada, elas podem também realizar a gestão de toda a cadeia de suprimentos, controlando entregas, coletas, conhecimentos, estoque em poder de terceiros, prestação de serviços por terceiros ou agregados na operação, controle de frete, gestão da frota utilizada, gestão da produtividade de recursos e máquinas envolvidas no processo etc., além de poderem disponibilizar ao cliente final toda a solicitação dos itens e fazer o acompanhamento online de entrega.

Entre as regras do arMHAzena® para a área de transporte, podemos destacar:

  • Gestão de coletas e entregas
  • Emissão de conhecimento eletrônico
  • Controle de frete
  • Controle de frota e agregação de terceiros
  • Gestão do estoque (WMS) de operador logístico
  • Gestão de cobrança por regra de prestação de serviço e contratos
  • Gestão de estoque em poder de terceiros
  • Gestão de rastreabilidade da cadeia logística

WMS arMHAzena® para a área de saúde

Largamente utilizado por empresas da área de saúde, tais como hospitais, clínicas de atendimento, distribuidores de medicamentos e insumos diversos, o arMHAzena® se destaca nessa área pela flexibilidade e abrangência com que é capaz de gerenciar, não só o estoque propriamente dito, como também todo o abastecimento da cadeia de suprimentos, assegurando em toda a sua extensão a rastreabilidade de itens e processos.

Entre os recursos do arMHAzena® especialmente voltados à área de saúde, podemos destacar:

  • Controle de medicamentos por serialização
  • Controle de medicamentos por randomização
  • Controle de itens hospitalares
  • Controle de placebos
  • Gestão da dispensação de medicamentos
  • Gestão de ressuprimento de toda a cadeia de consumo
  • Requisições online
  • Rastreabilidade de medicamentos classificados
  • Fluxo de aprovação conforme as requisições
  • Interface direta com SGH
  • Interface de reposição automática entre estoques
  • Controle e gestão de receitas de atendimento
  • Operação de logística reversa
  • Controle de itens por lote

WMS arMHAzena® para o setor atacadista

A MHA conhece muito bem as características especiais e as demandas do setor atacadista, em que o grande volume de compra e venda, bem como o volume do estoque e sua velocidade de giro, torna os processos de gestão de estoque do atacadista, até certo ponto, muito semelhantes aos de outros setores, como o supermercadista e o próprio varejo, por exemplo. Contudo, a operação atacadista requer do sistema de gestão de estoque um tratamento diferenciado. É preciso separar itens com códigos similares, ou mesmo iguais, mas de fabricantes diferentes, e o sistema gestor precisa estar focado principalmente nas entradas, nas saídas e no alto volume de separação de fracionados.

Com o arMHAzena®, você que é atacadista pode interligar o ERP de sua empresa com a gestão de pedidos e a reposição automática do estoque, bem como gerenciar entregas parciais junto ao fornecedor, e disponibilizar ao cliente final a posição de estoque; pode também acolher os pedidos com validação de reserva de estoque, com vínculo ao ERP, para aprovação de crédito e separação dos itens; pode ainda controlar a abertura e o fechamento de pedidos pelo WMS, através da central de call center e do atendimento às vendas online.

Entre as muitas particularidades do WMS arMHAzena® voltadas para o setor atacadista, podemos mencionar:

  • Gestão de múltiplos itens com mesmo código
  • Gestão de itens similares com estruturas de armazenagem diferentes
  • Gestão de pedidos junto ao fornecedor
  • Gestão de abastecimento por compras
  • Gestão de montagem de kits
  • Gestão de expedição por rota de entrega
  • Gestão de agendamento de entregas e coletas
  • Pedidos online através da web, ligados diretamente à área de aprovação e estoque
  • Separação de pedidos ligada ao call center da empresa, com abertura e fechamento de pedidos
  • Conferência personalizada por itens fracionados em grande volume
  • Junção de pedidos por regionalização de endereçamento

WMS arMHAzena® para a área de varejo

O varejo é uma área com características especiais, em que a necessidade de agilidade no abastecimento e de eficiência na gestão de um alto volume de estoque exige uma operação logística mais completa, voltada não só ao controle do estoque, mas também à gestão da supply chain (cadeia de suprimentos).

As parametrizações facilmente configuráveis do WMS arMHAzena® segundo as regras do varejo possibilitam que o sistema se adapte continuamente à evolução logística da área, que muda constantemente, segundo fatores como o alto ou baixo consumo, expansão de redes de atendimento ou necessidade da gestão de novos itens de abastecimento a cada mês.

Implementando o arMHAzena® em seu negócio, você que é varejista consegue administrar facilmente a gestão logística de toda a cadeia de abastecimento, controlando centros de distribuição, estoque em poder de terceiros e abastecimento de lojas ou filiais; consegue ainda gerenciar o transporte na entrega ou coleta, bem como requisições e aprovações online, e ainda tem visão panorâmica e em tempo real dos níveis de estoque e reposição, além de toda a operação de e-commerce dentro do estoque.

Entre as muitas vantagens do arMHAzena® para a área de varejo, podemos citar:

  • Gestão de múltiplos estoques
  • Gestão de estoque em poder de terceiros
  • Gestão na cadeia de abastecimento
  • Gestão de itens secos, resfriados, congelados, FLV
  • Gestão de transporte
  • Gestão de custo por contrato logístico
  • Gestão de avarias
  • Operação de logística reversa
  • Gestão do estoque de e-commerce
  • Gestão do estoque de filiais ou lojas franqueadas
  • Controle de kits e itens promocionais
  • Controle de itens por grade
  • Gestão de abastecimento por demanda
  • Gestão de itens por coleção
  • Controle de itens por serial ou lote
  • Gestão de itens por RFID

WMS arMHAzena® para operadores logísticos/prestadores de serviço

Para atender especialmente à necessidades e demandas do setor de operações logísticas, com todas as complexas questões relacionadas à prestação de serviço, que o caracterizam, a MHA fez do produto arMHAzena® uma ferramenta inteligente e flexível, capaz de atender a todas as regras requeridas pelo setor.

Ajustando-se a cada tipo de contrato firmado pelo operador logístico junto a seu cliente, o arMHAzena® possibilita:

  • Controle de operação por cliente
  • Controle de depósito em poder de terceiros
  • Regras de cobrança vinculada a contrato
  • Regras de prestação de serviço por cliente
  • Regras de transformação em poder de terceiros
  • Regras de controle por perecíveis (incluindo congelados e resfriados)
  • Regras de controle de medicamentos
  • Controle de transporte, coleta e entrega
  • Geração e controle da NF-e
  • Integração direta junto à SEFAZ
  • Gestão de cobrança por regra de contrato.

WMS arMHAzena® para Construtoras

O arMHAzena® é capaz de operar a gestão dos inúmeros itens que entram nas diversas fases de uma obra, além de fazer o controle do almoxarifado de sustentação da obra.

Com o sistema de gestão de estoque do arMHAzena®, o usuário pode controlar os metros cúbicos (m3) de cimento, pedra e areia utilizados; a transformação em concreto ou mesmo o concreto pronto utilizado na obra; a quantidade de aço, ferro, parafusos, formas, itens de segurança e todos os equipamentos utilizados na construção civil. Dessa maneira, o arMHAzena® disponibiliza ao gestor da obra toda a rastreabilidade dos itens consumidos por área, pavimento, usuário ou empresa terceirizada, bem como os custos de cada processo da obra por gerenciamento de consumo, utilizando centro de custo.

Além do controle dos itens de estoque, cuja rastreabilidade o arMHAzena® pode realizar, o sistema também disponibiliza o gerenciamento e controle da produtividade conforme a mão de obra utilizada, tanto a mão de obra interna quantoa a de uma empresa terceirizada contratada. Todos os processos são cadastrados e gerenciados com o objetivo de controlar a produtividade de cada empresa ou prestador de serviço dentro da obra, assim como o custo real realizado por hora de serviço e/ou maquinários envolvidos no processo apontado.

O arMHAzena® consegue detalhar, seja por centro de custo, seja por unidade de edificação ou área de uma obra, todos os itens de estoque e equipamentos utilizados por seus profissionais, calculando os custos de cada processo executado.

Entre as facilidades que o WMS arMHAzena® oferece à área de construção civil, podemos destacar:

  • Gestão de estoque de itens da construção civil
  • Gestão de almoxarifado
  • Controle de consumo por centro de custo
  • Controle de consumo por edificação e pavimento
  • Gestão de terceiros envolvidos na obra
  • Gestão de equipamentos utilizados na obra
  • Controle de produtividade por recurso
  • Controle de custo por atividade executada
  • Regras de workflow em aprovação de solicitações
  • Gestão de solicitação de consumo por centro de custo

WMS arMHAzena® para o agronegócio

O WMS arMHAzena® é uma ferramenta particularmente útil no setor de agronegócio. Seja pelo gerenciamento do estoque de grãos, fertilizantes ou agroquímicos, seja pelo controle do maquinário agrícola, do estoque de peças ou de produtos veterinários, o certo é que com o arMHAzena® grandes produtores e cooperativas logo sentem a diferença na redução de gastos e no aumento da produtividade, resultados da melhor organização da cadeia de abastecimento.

Quando se trata de estocar grãos, o arMHAzena® faz o controle por metro cúbico (m3), por peso ou conversão de peso para sacas armazenadas. Se o armazenamento é a granel e dentro de silos de armazenagem, o arMHAzena® se comunica com as controladoras de peso do silo e realiza a conversão de medida do grão estocado, de peso para saca de consumo, o que dá ao produtor a visão real da quantidade de grão em sacos, ainda dentro do silo de armazenagem.

Já na gestão de produtos como fertilizantes e agroquímicos, bem como inseticidas e venenos diversos, o arMHAzena® possibilita a rastreabilidade do lote e da validade de cada item, e organiza a logística reversa dos frascos, com controle rigoroso dos lotes para destruição. Aliás, no aspecto geral da shelf life, o arMHAzena® proporciona rastreabilidade completa, desde o fabricante até a logística reversa da embalagem.

Para os processos do centro de distribuição ou estoque de peças e máquinas agrícolas, o arMHAzena® utiliza as mesmas regras voltadas ao distribuidor atacadista, mas com particularidades na montagem e desmontagem de máquinas e consumo de peças, assim como na montagem de kits e controle de SKUs (stock keeping units) por pack.

Por fim, na área de farmácia e estoque de produtos veterinários, o arMHAzena®, além de focar os lotes e validades, mantém a rastreabilidade dos produtos desde o fabricante até o cliente final. Dessa maneira, o gestor de estoque pode rastrear com exatidão o medicamento até o consumo final, sabendo mesmo em que animal foi ministrado, e qual a dose aplicada, por exemplo.

Entre as particularidades do arMHAzena® voltadas para o agronegócio, podemos citar:

  • Gestão de grãos e armazenagem em silos
  • Controle de grãos por peso, saca e metro cúbico (m3)
  • Gestão de fertilizantes, agroquímicos e inseticidas
  • Gestão de peças de reposição e maquinário agrícola
  • Gestão de medicamentos e produto veterinário
  • Gestão de estoque de sementes

WMS arMHAzena® para os setores manufatureiro e fabril

Visando auxiliar as empresas que fabricam, realizam montagem e desmontagem de produtos ou prestam serviços de acabamento, o WMS arMHAzena® não só opera a gestão dos estoques, como também controla a linha de produção em sua totalidade, isto é, desde a matéria-prima até o apontamento da ordem de produção, passando pelo abastecimento da linha de produção.

O arMHAzena® garante a rastreabilidade dos lotes utilizados, registrando validade, fornecedor (conforme o tipo de matéria-prima), retorno ao estoque da sobra das linhas de produção, movimentação de matéria-prima de linha para linha e comunicação com a ordem de produção, repassando ao usuário as informações dos lotes e itens consumidos.

Além disso tudo, o arMHAzena® possui, dentro da cadeia produtiva,  características especiais para controle da área de premix, abrangendo linha de produção para montagem de kits, gestão do consumo do estoque de insumos e rastreabilidade dos itens consumidos dentro da montagem do premix.

Ao final da linha de produção, o arMHAzena® realiza todo o apontamento dos itens fabricados e atualiza o MRP ou ERP quanto aos itens produzidos em cada linha, realizando a baixa da ordem de produção automaticamente, e fazendo constar, é claro, toda a identificação dos itens e suas embalagens.

Quanto à gestão dos itens de produto acabado dentro do estoque, ela passa a ser tratada como uma gestão de estoque padrão, com recebimento, armazenagem, inventários, separação, conferência e expedição. As regras de configuração de cada processo, contudo, são determinadas sempre de acordo com a necessidade logística de cada cliente.

Para a configuração do arMHAzena® em empresa fabril, podemos destacar os processos abaixo:

  • Gestão de todo o estoque de matéria-prima
  • Controle por produção e rastreabilidade da área de premix
  • Controle e captura automática de peso em balanças
  • Gestão da qualidade e bloqueios de itens por qualidade
  • Abastecimento e rastreabilidade na linha de produção
  • Apontamento e baixa da ordem de produção
  • Identificação dos itens e embalagens no apontamento da produção
  • Gestão do estoque de produto acabado
  • Gestão na logística de entrega do produto acabado
  • Gestão de terceiros no gerenciamento de produto acabado

WMS arMHAzena® para transportadoras

Com a evolução da logística dentro da área de transportes, muitas transportadoras deixaram de realizar apenas o inbound e o outbound (coleta e entrega), passando a administrar também o estoque de seus clientes, como prestadoras de serviço na área de armazenagem e distribuição.

O WMS arMHAzena®, por sua vez, já nasceu gerenciando a logística de transporte, cuidando da rastreabilidade da coleta, entrega, gestão de conhecimento e frete. Dessa maneira, agregou à área de transportadoras as regras já utilizadas em operações logísticas voltadas à prestação de serviço (operadores logísticos). O resultado foi que as transportadoras que já utilizavam o arMHAzena® na gestão de conhecimento e fretes passaram a ter disponíveis no mesmo produto todas as regras de operador logístico, e passaram a atender a uma gama maior de atividades, agregando serviços à operação através da gestão do sistema.

As transportadoras que usam o arMHAzena® na gestão logística possuem o benefício de poder contar com as regras de supply chain (cadeia de suprimentos) já embutidas no sistema. Com essas regras, além de gerenciar todo o estoque de maneira fina e detalhada, elas podem também realizar a gestão de toda a cadeia de suprimentos, controlando entregas, coletas, conhecimentos, estoque em poder de terceiros, prestação de serviços por terceiros ou agregados na operação, controle de frete, gestão da frota utilizada, gestão da produtividade de recursos e máquinas envolvidas no processo etc., além de poderem disponibilizar ao cliente final toda a solicitação dos itens e fazer o acompanhamento online de entrega.

Entre as regras do arMHAzena® para a área de transporte, podemos destacar:

  • Gestão de coletas e entregas
  • Emissão de conhecimento eletrônico
  • Controle de frete
  • Controle de frota e agregação de terceiros
  • Gestão do estoque (WMS) de operador logístico
  • Gestão de cobrança por regra de prestação de serviço e contratos
  • Gestão de estoque em poder de terceiros
  • Gestão de rastreabilidade da cadeia logística

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO

(11) 5549 7321